GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA PARA EDUCAÇÃO DIVERSIDADE E CIDADANIA – DEDIC
COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇÃO – CTAE
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL – NTE/MARABÁ
CURSO: ELABORAÇÃO DE PROJETO
CONTEXTUALIZAÇÃO EIXO II –
CURRÍCULO
Currículo: Conhecimento e Cultura
EIXO 2 -ATIVIDADE
2 – CURRÍCULO E SUAS CARACTERÍSTICAS
O
currículo de hoje ainda é imposto pelo sistema ,sem se preocupar com as especificidades
regionais ,culturais e financeiras tão
diferentes em nosso país.O currículo vem há algum tempo sofrendo modificações ,onde deixou de ser apenas uma área meramente
técnica, voltada para questões relativas a procedimentos, técnicas, métodos. Já
se pode falar agora em uma tradição crítica do currículo, guiado por questões
sociológicas, políticas e epistemológicas. Cabe então, a escola esse processo
de adequação deste currículo de forma a contemplar as suas metas. O currículo
deve dar suporte para que o aluno enfrente problemas reais, nessa perspectiva,
passa a ser considerado artefato social e cultural, deixando de se preocupar,
apenas, com a organização do conhecimento a ser transmitido aos alunos.
Desde modo, o currículo é compreensível como
uma ferramenta imprescindível para se compreender os interesses que atuam e
estão em permanente jogo na escola e na sociedade. Assim, para além do que está
prescrito nas "grades curriculares" e nas listas de conteúdos
pré-elaboradas, o conceito de currículo pode ser exposto como um conjunto de
ações que cooperam para a formação humana.