terça-feira, 26 de agosto de 2014

Atividades em grupo 8º e 9º anos

Alunos do 9º ano resolvendo questões sobre Função do 1º grau
 Alunos do 8º ano desenvolvendo atividades do livro sobre Produtos Notáveis

Sociabilizar – Eis a proposta com base nos trabalhos em grupo

           O trabalho em grupo compõe o quadro de atividades didáticas passíveis de bons resultados em meio ao cotidiano escolar. Antes de tudo, é importante ressaltar que este, assim como todo e qualquer procedimento metodológico, precisa ter um fim em si mesmo.

          Para tal, faz-se necessário que o educador disponha de um planejamento eficaz com vistas a concretizar os objetivos almejados com a proposta. E em se tratando do trabalho pedagógico, estes objetivos são muitos, frente à multiplicidade de posições desempenhadas pelo educador.

          Entre estas, destaca-se o constante trabalho visando manter uma plena convivência, instaurando sempre um clima de participação, respeito e cooperação entre os “atores” envolvidos nesta relação. A afirmativa reside no fato de que o professor não pode ser visto apenas como mediador de conhecimentos, mas também como um condutor coadjuvante na formação ética, moral e social dos discentes.

        Assim sendo, a didática baseada nos trabalhos em grupo permite, entre outros fatores, a sociabilização, à medida que promove a interação, a troca de conhecimentos, o desenvolvimento das múltiplas habilidades, e, sobretudo, o aprimoramento dos valores, como, por exemplo, a responsabilidade que deve ser delegada a cada um dos participantes no momento de elencar as atividades.

        Sem contar que, tal procedimento também viabiliza a aprendizagem, pois a heterogeneidade permite que aqueles com rendimento maior auxiliem os demais que não conseguiram atingir este mesmo patamar. Neste caso salienta-se para a importância de um diagnóstico prévio visando a eficácia dos resultados. 
     Por fim, é bom que se diga que, antes de tudo, o educador deve ter a habilidade de impor a cada grupo que todos os seus componentes desempenham um papel definido, comprometendo-se com seriedade frente às funções desempenhadas. O referido procedimento evita a ocorrência que geralmente compele essa importante atividade didática, a questão da falta de comprometimento. 

Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola
Link:http://educador.brasilescola.com/sugestoes-pais-professores/sociabilizareis-proposta-com-base-nos-trabalhos-grupo.htm

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Trabalho sobre René Descartes 9º ano "D"

       Este espaço é para que as duplas do 9º ano  registrem o resultado da pesquisa sobre René Descartes através de um pequeno resumo.Não se esqueçam de se identificar.Bom trabalho!

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Material para estudo da 2ª fase da OBMEP 2014

 #Orientações para estudo:
*Tente resolver as questões das edições anteriores (2013 e 2012) que foi entregue para você,após a resolução acesse os links abaixo e corrija as questões ,caso ainda tenha dúvidas sobre alguma questão corrigimos em sala.
 
Acesse os links :
http://www.obmep.org.br/provas.htm ao acessar este link passe o mouse sobre as capinhas das edições e escolha (2013 e 2012),depois clic em 2ª fase nível 2.

 Esse link possui material sobre diversos conteúdos de acordo com as séries aproveite e faça uma revisão acessando as aulas .
http://matematica.obmep.org.br/
 
Bom estudo!