Infelizmente, este tipo de comportamento que levam estudantes a pensarem assim, tem um "culpado" e o nome dele é professor (a). Os motivos? São vários, são históricos e de caráter político/social. Não entrarei na questão de como a Educação Matemática é tratada no nosso país, mas é necessário dizer que sem uma reformulação, este quadro nunca avançará com melhoras significativas.
Espero que não julguem mal este texto ou interpretem de forma negativa. Perceba bem seu contexto antes de pensar que estou denegrindo a classe que também estou inserido.
A probabilidade de um estudante rejeitar e começar a odiar as aulas de Matemática, aumenta quando:
1 - Professor graduado em outra área diferente de Matemática
Isso é mais comum do que se pensa. A educação pública no nosso país não
vai muito bem das pernas há muito tempo, disso já sabemos, e com
professores lecionando sobre uma disciplina que não dominam, o problema
tende a continuar por mais algumas décadas.
Agora imagine um professor com este "nível" de qualificação dando aulas.
Pode-se imaginar que, inicialmente, não podemos empregar o termo aula
nesta situação. Podemos, infelizmente, lamentar como será a formação
destes estudantes. O seu futuro será comprometido, do ponto de vista
matemático.
Sem base matemática suficiente para continuar seus estudos, ele acabará sendo mais um aluno que odiará matemática. Consequentemente em um futuro próximo, poderá ser um professor (a) dando aulas de Matemática, quando a sua formação é em outra área, por puro descompromisso coma a Educação.
Sem base matemática suficiente para continuar seus estudos, ele acabará sendo mais um aluno que odiará matemática. Consequentemente em um futuro próximo, poderá ser um professor (a) dando aulas de Matemática, quando a sua formação é em outra área, por puro descompromisso coma a Educação.
2 - Professor mal humorado
Este de tipo de professor é aquele que entra na sala de aula sem dar um
bom dia, um boa tarde ou boa noite. Pela aparência facial dele, o aluno
já se sente intimidado e não pensará duas vezes para fazer alguma
pergunta sobre equações quadráticas, por exemplo.
Conquistar o aluno é o maior desafio para um professor de qualquer
disciplina, mas para Matemática é muito mais importante cativar o seu
aluno. Uma boa relação pode transformar uma aula em debates matemáticos
em vez de apenas cálculos e mais cálculos.
Nenhum estudante é “forçado” a gostar de um determinado professor, porém, quando o professor consegue conquistar e fazer com ele goste de Matemática, História, etc., o seu desempenho aumenta consideravelmente e sua relação com o professor mudará naturalmente.
Nenhum estudante é “forçado” a gostar de um determinado professor, porém, quando o professor consegue conquistar e fazer com ele goste de Matemática, História, etc., o seu desempenho aumenta consideravelmente e sua relação com o professor mudará naturalmente.
- Leia sobre a Matemática do afeto
Imagina a situação de ter que assistir 3 aulas consecutivas de
Matemática, às 7 horas da manhã. Um professor disposto, descontraído e
que gosta da profissão que escolheu, tentará fazer com as 3 aulas passem
muito rápido e tenham a sensação de 3 minutos.
3 - Professor sem didática
Costumo sempre afirmar que existem péssimas pedagogas sem formação Matemática e existem péssimos professores de Matemática sem formação didática/pedagógica. São duas situações que deveriam caminhar juntas.
Durante os 4 anos que cursei a faculdade de Matemática, conheci acadêmicos de vários tipos. Futuros professores muito entusiasmados. Pude comprovar de perto que a licenciatura em Matemática não é para qualquer um.
Durante os 4 anos que cursei a faculdade de Matemática, conheci acadêmicos de vários tipos. Futuros professores muito entusiasmados. Pude comprovar de perto que a licenciatura em Matemática não é para qualquer um.
Não me interpretem mal, no que quero dizer, mas convivi com mentes
geniais durantes a minha graduação. Lembro-me de um colega de curso que
era genial e tinha tudo para seguir a carreira como um brilhante
matemático e pesquisador, mas infelizmente ele não sabia ministrar
aulas, não conseguia "transmitir", não sabia se comunicar com alunos.
Em uma situação específica, um professor sem didática não terá paciência
para explicar um determinado conteúdo matemático mais de três vezes,
quando nas outras explicações não conseguiu fazer com que seus alunos
absorvessem algum conhecimento. Seu modo de dar aulas é limitado e
engessa o pensamento crítico do aluno.
4 - O professor tem uma péssima escrita matemática
Não estou me referindo a caligrafia (também é importante) que o
professor utiliza no quadro. Me refiro a como ele organiza os conteúdos
matemáticos, como por exemplo: frações, equações, potenciações e demais
assuntos com suas particularidades simbólicas.
- Leia o artigo A Matemática tradicional ainda funciona e entenderá mais um pouco.
Matemática já não é a preferência entre os estudantes, e se o professor
não atenta para a sua escrita matemática, ele corre o risco de criar
mais uma legião de odiadores da Matemática. Não é exagero. Um aluno
desestimulado com a disciplina ficará ainda mais desestimulado se
encontrar pela frente uma aula totalmente desorganizada.
Mas o que significa uma boa ou má escrita matemática? Símbolos
escritos em locais errados, frações mal posicionadas, etc. Tudo isso
pode trazer dúvidas ao estudante na hora de ler e escrever aquilo que o
professor escreve no quadro ou em outro equipamento que ele usa para
ministrar suas aulas expositivas. Para melhor entendimento, imagine a
seguinte situação abaixo.
Aparentemente não há erros na expressão acima. Mas se for perguntado
quem é o numerador e o denominador desta expressão, haverá algumas
dúvidas nas respostas. Para alunos que estão iniciando o Ensino
Fundamental 2 (6º ao 9º ano), este tipo de escrita pode atrapalhar muito
a sequência de conteúdos por vir. E a situação pode piorar mais um
pouco, quando no Ensino Médio, outro professor adotar uma escrita
matemática diferente (a verdadeira e padronizada).
O que acontece na expressão aritmética acima é o uso incorreto do traço
da fração ("/"). Nem sempre a expressão mais simples de escrever, será
também a mais simples de ser solucionada. A escrita correta da expressão
deveria ser esta:
Muitas outras situações com conteúdos matemáticos escritos erroneamente
podem prejudicar o aprendizado do aluno. Na maioria dos casos, o bom
senso em usar operadores (as quatro operações) adequados nos locais
certos, eliminam as chances de haver confusões entre números, operadores
matemáticos e a ordem simbólica.
5 - Professor dono da verdade
Não há nada mais constrangedor do que um professor que não está nem aí
para o raciocínio do seu aluno. Por que constrangedor? Imagine numa
certa aula o professor explicando exercícios sobre equações
fracionárias, quando no final de sua explicação, um estudante
educadamente replica dizendo que o cálculo foi feito de forma errada ou
que tem uma solução matemática mais curta e fácil.
De imediato o professor lhe dirige um olhar reprovando a atitude e nega veementemente que está errado e o aluno está certo. Este tipo de ação por parte do professor acarreta uma série de más consequências:
- Desmotiva o aluno para as próximas aulas, consequentemente desestimulará na realização de novas tarefas;
- Tira as chances de melhorar a relação professor x aluno;
- Diminui a autoestima (Se o aluno não tiver uma boa consciência de sua vida escolar, corre o risco de ser mais um a odiar a Matemática)
- Tratará a aula de Matemática com menos importância;
- Transmitirá sua experiência negativa para outros professores e colegas.
Aparentemente são "motivos" que podem ser aplicados para qualquer
disciplina, fazendo alguns ajustes para cada uma. A Matemática é a que
sofre maior rejeição quando o professor não age de forma ética e honesta
com a sua profissão.
Tudo que o professor faz de bom ou ruim, em relação a forma como
leciona, refletirá no desempenho de seus alunos. Infelizmente as
atitudes maléficas são as que mais marcam a sua profissão e
principalmente o desenvolvimento da vida escolar de seus alunos.
Do ponto de vista puramente educaional, o professor é o grande influenciador da vida escolar do seu aluno. Um mal aluno poderá ser o reflexo de um mal professor.
Este artigo escrito inspirado neste comentário no Google Plus.
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Nota
Este artigo foi um guest post (artigo
convidado) que enviei apara o blog Escolarize, que infelizmente foi
desativado. Em uma conversa com o criador do blog resolvi republicar o
artigo aqui, assim como outros posts de sua autoria que em breve
publicarei aqui também.
Este artigo foi retirado do site :http://www.prof-edigleyalexandre.com/2014/07/5-motivos-que-fazem-alunos-odiar-aulas-matematica.html