quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Não abra mão do diagnóstico inicial !

Diagnóstico inicial no 6º ano: o mapa do saber

Como conduzir as avaliações iniciais no 6º ano para averiguar o que a turma já aprendeu

Fernanda Salla (novaescola@atleitor.com.br)
Colaborou Elisângela Fernandes

Matemática
Matemática. Ilustração: Francisco Martins 
 
Há diversos conteúdos que podem ser avaliados no 6° ano: escrita e leitura de números, compreensão de gráficos e tabelas, resolução de problemas e estratégias de cálculo. O ideal não é levantar tudo o que os alunos sabem de uma só vez, e sim planejar uma atividade específica para cada tema no início do trabalho com ele.

Exemplo de conteúdo Resolução de problemas.

O que você precisa saber Quais procedimentos os estudantes utilizam para resolver problemas que envolvam as diferentes operações e se eles identificam os cálculos a empregar em cada caso.

Como avaliar Selecione uma questão para cada tipo de operação que deseja avaliar. Por exemplo, para checar se a turma resolve problemas de divisão que envolvem a análise do resto, apresente o seguinte enunciado: "Quantos ônibus são necessários para transportar 237 pessoas em veículos com capacidade para 32?" Já a adição pode ser avaliada com este desafio: "Pedro participou de duas partidas de um campeonato. Na primeira, perdeu 24 pontos. Na segunda, não se lembra do que aconteceu, mas sabe que no fim ficou com 10 pontos. O que ocorreu na segunda partida? Pedro ganhou ou perdeu? Quantos pontos?" Não revele as operações envolvidas e peça que os estudantes registrem suas estratégias para ver o que pensaram. Mais do que verificar se eles dominam a técnica operatória, você pode observar se entendem o enunciado e quais conhecimentos utilizam para chegar à resposta final. 
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