domingo, 12 de maio de 2013

A matemática também têm história!

Trabalho do alunos do 8º e 9º anos do Projeto Superação
Nestes trabalhos os alunos foram orientados a fazer uma pesquisa sobre os grandes nomes da História da Matemática ,e desta forma os alunos passaram a conhecer alguns dos principais matemáticos e físicos da antiguidade.

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

     A Educação Matemática surgiu com a idéia de estudar e construir princípios da relação da prática pedagógica do ensino de matemática. Neste sentido entendemos quando Siqueira (2007) fala que este tema apresenta algumas tendências pedagógicas, como a história da matemática que tem por fim auxiliar o processo de ensino-aprendizagem e o interesse dos alunos.

     Nesta perspectiva, este trabalho tem por objetivo analisar de maneira geral, o uso da história no ensino de matemática de nas suas diversas relações, e especificamente o ensino do Teorema de Pitágora com o auxílio da história da matemática. E também, discutir como este tema pode auxiliar as instituições de ensino a romper a ideologia que a matemática é uma ciência que a maioria das pessoas não consegue aprender por ser abstrata.

     A história da matemática é um dos elementos fundamentais que envolvem leitura e matemática. Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática de 5° a 8° séries (1998) indicam o uso da história no ensino da matemática sendo uma forma dos alunos aprenderem os conceitos matemáticos por meio do passado e do presente, compreendendo assim a construção de diversas fórmulas na matemática.

     Deste modo verificamos a importância do uso da história no ensino da matemática, pois segundo Freire (1996) explica que formar é muito mais que realizar a prática da educação bancária que apenas treina o educando, mas é acima de tudo buscar novas metodologias de ensino para que a sala de aula de matemática torne-se um local de investigação, produção de conhecimentos e de experiências.

     Sendo assim, o uso da história da matemática é fundamentalpara as práticas pedagógicas na sala de aula de matemática, pelo fato de o sentido dos fatos matemáticos estarem presentes na realidade dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua contribuição!!!!! Volte Sempre!

Postar um comentário

Obrigada por sua contribuição!!!!! Volte Sempre!