Trabalho do alunos do 8º e 9º anos do Projeto Superação
Nestes trabalhos os alunos foram orientados a fazer uma pesquisa sobre os grandes nomes da História da Matemática ,e desta forma os alunos passaram a conhecer alguns dos principais matemáticos e físicos da antiguidade.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
A Educação Matemática
surgiu com a idéia de estudar e construir princípios da relação da
prática pedagógica do ensino de matemática. Neste sentido entendemos
quando Siqueira (2007) fala que este tema apresenta algumas tendências
pedagógicas, como a história da matemática que tem por fim auxiliar o
processo de ensino-aprendizagem e o interesse dos alunos.
Nesta perspectiva, este
trabalho tem por objetivo analisar de maneira geral, o uso da história
no ensino de matemática de nas suas diversas relações, e especificamente
o ensino do Teorema de Pitágora com o auxílio da história da
matemática. E também, discutir como este tema pode auxiliar as
instituições de ensino a romper a ideologia que a matemática é uma
ciência que a maioria das pessoas não consegue aprender por ser
abstrata.
A história da matemática é
um dos elementos fundamentais que envolvem leitura e matemática. Os
Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática de 5° a 8° séries (1998)
indicam o uso da história no ensino da matemática sendo uma forma dos
alunos aprenderem os conceitos matemáticos por meio do passado e do
presente, compreendendo assim a construção de diversas fórmulas na
matemática.
Deste modo verificamos a
importância do uso da história no ensino da matemática, pois segundo
Freire (1996) explica que formar é muito mais que realizar a prática da
educação bancária que apenas treina o educando, mas é acima de tudo
buscar novas metodologias de ensino para que a sala de aula de
matemática torne-se um local de investigação, produção de conhecimentos e
de experiências.
Sendo assim, o uso da
história da matemática é fundamentalpara as práticas pedagógicas na sala
de aula de matemática, pelo fato de o sentido dos fatos matemáticos
estarem presentes na realidade dos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por sua contribuição!!!!! Volte Sempre!