Realizar uma sondagem do que os alunos conhecem no início do ano é essencial, certo? Saiba aqui como fazer isso com Matemática
Anderson Moço (anderson.moco@fvc.org.br)
O
ano está começando e você tem uma nova turma para acompanhar. Além de
reconhecer os rostos e gravar os nomes, uma tarefa mais difícil (e mais
importante) o aguarda: investigar o que cada aluno sabe para planejar o
que todos devem aprender. É o chamado diagnóstico inicial, ou sondagem
das aprendizagens, uma das atividades mais importantes no diálogo entre o
ensino e a aprendizagem. Afinal, não dá para decidir que a turma tem de
dominar determinado tema sem antes descobrir o que ela já conhece sobre
esse assunto. Até porque, diferentemente do que muitos acreditam, ela
costuma saber muita coisa. "Antes mesmo de entrar na escola, as crianças
têm ideias prévias sobre quase todos os conteúdos escolares. Desde
pequenas, elas interagem com o mundo e tentam explicá-lo", afirma
Jussara Hoffmann, especialista em Educação e professora aposentada da
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). "É preciso
conhecê-las para não repetir conceitos nem propor tarefas além do que a
garotada é capaz de compreender."
Daí a importância da avaliação
inicial. "Esse olhar é imprescindível para construir uma visão detalhada
de cada estudante e, com isso, poder planejar as aulas com base nas
reais necessidades de aprendizagem do grupo", explica Jussara. O bom
diagnóstico não tem por objetivo contabilizar os erros ou classificar (e
rotular) os alunos. Ou seja, não é uma prova, no sentido tradicional.
"A ideia é enxergar problemas semelhantes que permitam direcionar o
planejamento das atividades", completa Leika Watabe, coordenadora do
Programa Ler e Escrever, da prefeitura de São Paulo. Em outras palavras,
o que está em jogo é entender as principais necessidades da turma para
orientar as formas de ensinar.
Por isso, não é qualquer atividade
que serve para a realização de um bom diagnóstico. Os especialistas
dizem que só as situações-problema permitem que o aluno mobilize todo o
conhecimento que tem sobre o assunto. Não basta apresentar uma questão e
obter um sim ou não como resposta - no máximo, um comentário dos mais
participativos. "A chave é trabalhar
e refletir sobre o problema", ressalta Leika, "pois não é verbalizando
que eles vão mostrar o que sabem." Quer um exemplo? Se você perguntar
para uma criança o que ela pensa sobre os números, ela nunca conseguirá
verbalizar uma resposta que explicite suas hipóteses. Pode parecer
óbvio, mas muita gente comete esse erro.
Com as produções em
mãos, é possível analisar o que cada um sabe e como representa isso no
papel. A avaliação é o momento também de compreender a lógica empregada
na resolução da tarefa. O produto final desse trabalho
é uma espécie de mapa, com os conhecimentos da sala. Se ninguém conhece
um conteúdo, é claro que ele tem de ser trabalhado de forma
prioritária. Se a maioria já resolve bem determinadas questões, a chave é
pensar em formas de dar mais atenção aos que estão um passo atrás.
Sobretudo entre os alfabetizadores, esse tipo de sondagem é bem conhecido. Mas, nas outras áreas, essa atividade
ainda é pouco difundida. O fato é que existem formas amplamente
testadas e aprovadas de fazer diagnósticos precisos para muitos
conteúdos - em Língua Portuguesa, para a produção de texto (você
descobre o que a turma sabe em termos de ortografia, gramática e até
organização textual), e em Matemática, no bloco de Números e Operações
(para medir os conhecimentos sobre escrita numérica e no que diz
respeito à resolução de problemas dos campos aditivo e multiplicativo).
Aqui no site, você encontra uma seleção de textos que mostram em
detalhes a avaliação diagnóstica em Alfabetização e produção de texto.
E, nas próximas páginas, está um guia detalhado de como realizá-la com
diversos conteúdos de Matemática para as séries iniciais. Confira, passo
a passo, como descobrir o que os alunos já sabem sobre o que você
planeja ensinar.
Continue lendo a reportagem
- 1Diagnóstico incial: você sabe o que eles já sabem?
- 2 Escrita de números
- 3 Campo aditivo
- 4 Campo multiplicativo
http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diagnostico-inicial-6o-ano-mapa-saber-674330.shtml
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