UNIDADE
3 - ATIVIDADE 4 – CONCEITO DE CURRÍCULO E O PROCESSO DE
INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO
FORMADORA;IRENE
CORREIA RIBEIRO
CURSISTA:LUCIMEIRES
CABRAL DIAS
O
QUE É CURRÍCULO?
Segundo
Samuel Rocha Barros (op. cit., p. 170-1), em sentido amplo o
currículo escolar abrange todas as experiências escolares.
Vejamos algumas definições de currículo que aparecem
nessa obra:É a totalidade das experiências de aprendizagem
planejadas e patrocinadas pela escola(Jameson-Hicks).São todas as
experiências dos alunos, que são aceitas pela escola como
responsabilidade própria (Ragan).São todas as atividades através
das quais o aluno aprende (Hounston).Em sentido restrito currículo
escolar é o conjunto de matérias a serem ministradas em
determinado curso ou grau de ensino. Neste sentido, o currículo
abrange dois outros conceitos importantes: o de plano de estudos e
o de programa de ensino. Plano de estudos é a lista de matérias
que devem ser ensinadas em cada grau ou ano escolar, com indicação
do tempo de cada uma, expressa geralmente em horas e semanas.
Programa de ensino é a "relação dos conteúdos
correspondentes a cada matéria do plano de estudos, em geral, e em
cada ano ou grau, com indicação dos objetivos, dos rendimentos
desejados e das atividades sugeridas ao professor para melhor
desenvolvimento do programa e outras instruções metodológicas"
(OEA-UNESCO).De forma ampla ou restrita, o currículo escolar
abrange as atividades desenvolvidas dentro da escola.
E,
segundo César Coll, "as atividades educativas escolares
correspondem à ideia de que existem certos aspectos do crescimento
pessoal, considerados importantes no âmbito da cultura do grupo,
que não poderão ser realizados satisfatoriamente ou que não
ocorrerão deforma alguma, a menos que seja fornecida uma ajuda
específica, que sejam exercidas atividades de ensino especialmente
pensadas para esse fim. São atividades que correspondem a uma
finalidade e são executadas de acordo com um plano de ação
determinado, isto é, estão a serviço de um projeto educacional.
A primeira função do currículo, sua razão de ser, é a de
explicitar o projeto - as intenções e o plano de ação - que
preside as atividades educativas escolares. Enquanto projeto, o
currículo é um guia para os encarregados de seu desenvolvimento,
um instrumento útil para orientar a prática pedagógica, uma
ajuda para o professor. Por esta função, não pode limitar-se a
enunciar uma série de intenções, princípios e orientações
gerais que, por excessivamente distantes da realidade das salas de
aula, sejam de escassa ou nula ajuda para os professores. O
currículo deve levar em conta as condições reais nas quais
oprojeto vai ser realizado, situando-se justamente entre as
intenções, princípios e orientações gerais e a prática
pedagógica.
A
inserção das tecnologias na educação são apenas mais uma
ferramenta pedagógica da qual podemos fazer uso para associar os
conteúdos educacionais a uma realidade de vivência social do nosso
aprendiz. E há uma concepção instrucionista e outra
construtivista.
Os profissionais da educação têm que saber
diferenciar, em seus planejamentos, em que momento convém usar a
concepção instrucionista que apenas passa informações e
qual seria o momento de usar a concepção construtivista onde
ele auxilia o aprendiz na construção de seus conceitos e
desenvolvimento de suas habilidades de acordo com as inteligências
múltiplas que cada um tem.
http://curriculoetecnologia.wikispaces.com/Possibilidades+de+contribui%C3%A7%C3%B5es+das+tecnologias
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