terça-feira, 30 de outubro de 2012

CURSO: ELABORAÇÃO DE PROJETO CONTEXTUALIZAÇÃO EIXO II – CURRÍCULO -EIXO 2 -ATIVIDADE 2 – CURRÍCULO E SUAS CARACTERÍSTICAS



GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA PARA EDUCAÇÃO DIVERSIDADE E CIDADANIA – DEDIC
COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇÃO – CTAE
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL – NTE/MARABÁ
CURSO: ELABORAÇÃO DE PROJETO
CONTEXTUALIZAÇÃO EIXO II – CURRÍCULO
Currículo: Conhecimento e Cultura

EIXO 2 -ATIVIDADE 2 – CURRÍCULO E SUAS CARACTERÍSTICAS
O currículo de hoje ainda é imposto pelo sistema ,sem se preocupar com as especificidades  regionais ,culturais e financeiras tão diferentes em nosso país.O currículo vem há algum  tempo sofrendo modificações ,onde  deixou de ser apenas uma área meramente técnica, voltada para questões relativas a procedimentos, técnicas, métodos. Já se pode falar agora em uma tradição crítica do currículo, guiado por questões sociológicas, políticas e epistemológicas. Cabe então, a escola esse processo de adequação deste currículo de forma a contemplar as suas metas. O currículo deve dar suporte para que o aluno enfrente problemas reais, nessa perspectiva, passa a ser considerado artefato social e cultural, deixando de se preocupar, apenas, com a organização do conhecimento a ser transmitido aos alunos.
 Desde modo, o currículo é compreensível como uma ferramenta imprescindível para se compreender os interesses que atuam e estão em permanente jogo na escola e na sociedade. Assim, para além do que está prescrito nas "grades curriculares" e nas listas de conteúdos pré-elaboradas, o conceito de currículo pode ser exposto como um conjunto de ações que cooperam para a formação humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua contribuição!!!!! Volte Sempre!

Postar um comentário

Obrigada por sua contribuição!!!!! Volte Sempre!