Projeto Aula de Reforço
Tema: Eu ensino e aprendo matemática
Professora Responsável: Lucimeires Cabral Dias
Problemática
Partindo da observação realizada nos 6º ano do
ensino fundamental na escola Rosália Correia, percebeu-se a dificuldade de um
percentual considerável de discentes com dificuldades de compreender as quatro
operações, os quais são requisitos fundamentais exigidos de um aluno que se encontra nessa série.
Faz-se necessário rever a proposta pedagógica a
esse público alvo e buscar estratégias para recuperarmos ainda em tempo esses
que se encontra em defasagem nesta área de conhecimento. Nesse
aspecto, a Matemática pode dar sua contribuição à formação do cidadão ao
desenvolver metodologias que enfatizem a construção de estratégias, a
comprovação e justificativa de resultados, a criatividade, a iniciativa
pessoal, o trabalho coletivo e a autonomia advinda da confiança na própria
capacidade para enfrentar desafios.
Período
de Duração
II
semestre de 2012
Objetivo
Geral
Diagnosticar o conhecimento prévio dos alunos que se
encontram com dificuldades de assimilar as quatro operações criando
possibilidades para a compreensão das diferentes estratégias
ligadas à resolução de situações problemas, buscando sanar essas dificuldades.
Objetivos
Específicos:
* Realizar aulas de reforço para os
alunos que apresentaram durante o 1º
semestre dificuldades nas quatro operações fundamentais;
*
Incorporar
soluções alternativas, reestruturar e ampliar a compreensão acerca dos
conceitos envolvidos nas quatro operações;
*
Discutir
as dúvidas, supor que as soluções dos outros podem fazer sentido e persistir na
tentativa de construir suas próprias ideias;
*
Reconhecer
os significados dos números naturais em diferentes contextos e estabelecimento
de relações entre números naturais, tais como ser múltiplo de., .ser
divisor de..
*
Desenvolvimento
da capacidade de investigação e da perseverança na busca de resultados,
valorizando o uso de estratégias de verificação e controle de resultados,
*
Predisposição
para alterar a estratégia prevista para resolver uma situação-problema quando o
resultado não for satisfatório,
*
Reconhecimento
que pode haver diversas formas de resolução para uma mesma situação- problema e
conhecê-las,
*
Valorização
e uso da linguagem matemática para expressar-se com clareza, precisão e
concisão,
*
Estimular o trabalho coletivo, colaborando na
interpretação de situações-problema, na elaboração de estratégias de resolução
e na sua validação.
*
Promover
alunos-monitores;
*
Aplicar
avaliações paralelas para verificação da aprendizagem dos alunos tanto dos
alunos-monitores quanto dos alunos das aulas de reforço.
*
Incentivar
o trabalho em grupo, enfatizando a importância da ajuda mútua, para a
realização das atividades.
Justificativa
O projeto partiu da analise realizada na escola
Rosália Correia com alunos do 6º ano do ensino fundamental com a intenção de
estimular o prazer em aprender as quatro operações de maneira lúdica. Formando
assim, alunos capazes de resolver situações- problema, relacionada com o
cotidiano.
Após a pesquisa na referida escola, percebemos
as dificuldades dos alunos, em relação as quatro operações está relacionada
também as dificuldade de interpretar até mesmo um pequeno texto, ocasionando
dificuldade de assimilação e compreensão em todas as disciplinas no qual
incluem as operações matemáticas.
A matemática é uma linguagem expressa através de
símbolos. Assim sendo, pretende-se abordar as dificuldades dos alunos que não
conseguem compreender instruções e enunciados matemáticos, bem como as
operações aritméticas, pois é necessário que eles superem as dificuldades de
leitura e escrita para poderem resolver
as questões que lhes são propostas. ''É importante destacar que a Matemática
deverá ser vista pelo aluno como um conhecimento que pode favorecer o
desenvolvimento do seu raciocínio, de sua sensibilidade expressiva, de sua
sensibilidade estética e de sua imaginação'' (PCN's,1997).
O fato é que a maioria dos alunos manifesta
dificuldades em aritmética e outras áreas da matemática na escola como:
interpretação de problemas, sinais das operações fundamentais e na tabuada, mas
eles poderão ter, mesmo assim, boa habilidade em matemática.
Mas para alguns alunos o ensino da matemática se
torna difícil porque o que está sendo ensinado não é significativo para sua
vida fora da escola. Por exemplo, um problema não perde o significado porque
usa uva ao invés de pitanga ou pitanga ao invés de uva como fruta, o problema
perde o significado porque a resolução de problemas na escola tem objetivos que
diferem daqueles que nos movem para resolver problemas de matemática fora da
sala de aula. Perde o significado também porque na sala de aula só estamos
preocupados com as regras gerais. Perde o significado também porque o professor
não se preocupa com o esforço na resolução do problema, mas a aplicação da
fórmula correta. Conforme descrito nos PCNs:
É importante destacar que as situações de
aprendizagem precisam estar centradas na construção de significados, na
elaboração de estratégias e na resolução de problemas, em que o aluno
desenvolve processos importantes como intuição, analogia, indução e dedução, e
não atividades voltadas para a memorização, desprovidas de compreensão ou de um
trabalho que privilegie uma formalização precoce dos conceitos. ( PCNs,
1996,p.63)
Cabe ao educador buscar maneiras de usar em sala de
aula o conhecimento matemático cotidiano de seus alunos; esse desafio, se
aceito de fato, tornar muito mais fascinante a aprendizagem da matemática.
Considerar as estratégias espontâneas dos alunos é
valorizar e estimular a própria capacidade de construir o conhecimento são
objetivos que propõe os PCNS para os discentes que cursam esta modalidade
de ensino:
Nesta série, o ensino de
Matemática deve visar o desenvolvimento:
#Do
pensamento numérico, por meio da exploração de situações de aprendizagem que
levem o aluno a:
* Ampliar e construir novos
significados para os números naturais, inteiros e racionais,a partir de sua
utilização no contexto social e da análise de alguns problemas históricos que
motivaram sua construção;
* Resolver situações-problema
envolvendo números naturais, inteiros, racionais e a partir delas ampliar e
construir novos significados da adição, subtração, multiplicação, divisão,
potenciação e radiciação;
Assim, torna se evidente que a educação
matemática deve estar voltada para a necessidade que o aluno tem de construir
sua lógica construtiva, e, consequentemente as estruturas mentais dos números e
das operações elementares. É preciso envolver o aluno para que se sinta
encorajado a refletir sobre suas ações e sem medo de aprender a pensar,
explorar e descobrir.
Cada aluno tem seu jeito e tempo para aprender,
hoje temos estudos e a compreensão da Psicopedagogia que nos mostra a
necessidade de se observar a maneira peculiar e singular com que cada sujeito
aprende.
Fundamentação
Teórica
A matemática é a ciência dos números e dos
cálculos. Desde a antiguidade, o homem utiliza a matemática para facilitar a
vida e organizar a sociedade. A matemática foi usada pelos egípcios nas
construções de pirâmides, diques, canais de irrigação e estudos de astronomia.
Os gregos antigos também desenvolveram vários conceitos matemáticos. Atualmente, esta ciência está presente em
várias áreas da sociedade como, por exemplo, arquitetura, informática,
medicina, física, química etc. Podemos dizer que em tudo que olhamos existe a
matemática, portanto se faz necessário teorizarmos com o cotidiano do aluno,
pois de acordo com os PCNs: Nesta fase, os alunos devem ser estimulados a
aperfeiçoar seus procedimentos de cálculo aritmético, seja ele exato ou
aproximado, mental ou escrito, desenvolvido a partir de procedimentos não convencionais
ou convencionais, com ou sem uso de calculadoras.
Certamente, eles ainda não têm domínio total de
algumas técnicas operatórias, como da multiplicação e da divisão envolvendo
números naturais, compostos de várias ordens, ou aquelas com números decimais,
e isso precisa ser trabalhado sistematicamente. O importante é superar a mera
memorização de regras e de algoritmos (.divide pelo de baixo e multiplica pelo
de cima., .inverte a segunda e multiplica.) e os procedimentos mecânicos que
limitam, de forma desastrosa, o ensino tradicional do cálculo( 1996,p. 68).
Na série deste estudo é muito importante a ênfase
nas quatro operações matemáticas. É a partir desta familiaridade, tão
essencial, que o aluno terá condições para seguir adiante com os novos assuntos
que aprenderá nos decorrer dos anos. O uso da expressão numérica somente somará
facilidade de entendimento e em consequência a melhor compreensão dos novos
assuntos.
Metodologia
* Apresentar o projeto e sensibilizar
os alunos quanto a importâncias das aulas de reforço;
* Aplicar um teste envolvendo as
quatro operações e selecionar os alunos que se encontram mais desenvolvidos para
serem os monitores do reforço;
* Propor atividades em que os
alunos compartilhem leitura de situações problemas com colegas de classe;
* Elaborar atividades em grupos
para que sejam acionadas estratégias de compreensão e interpretação de textos
com situações problemas,
* Criar oficinas com jogos que
proporcione o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático;
* Desenvolver situações problemas
voltada para a realidade dos discentes;
* Estimular o desenvolvimento do
raciocínio lógico através de atividades “para casa” que envolva as quatro
operações;
* Incentivar o estudo da tabuada;
* Utilização do laboratório do
Proinfo;
* Trabalhar
exemplos práticos e problemas para desenvolver o raciocínio lógico-matemático.
* Formar
grupos com três integrantes (um monitor por grupo).
* Atendê-los de
forma mais especifica nas suas dificuldades sentando com cada grupo.
Cronograma:
Mês
|
Atividades a serem desenvolvidas
|
Agosto
|
*Apresentar a proposta de
intervenção para a coordenadora e alunos.
*Fazer parceria com a escola;
*Identificar os alunos que
apresentam dificuldades com o raciocínio lógico;
*Mobilizar os alunos e
estabelecer a função dos monitores.
*Início das aulas de reforço;
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Setembro
|
*Continuação das aulas;
|
*Outubro
|
*Continuação das aulas;
*Aplicação de um teste para verificar se houve
avanços;
|
Novembro
|
***COMPETIÇÃO
dE TABUADA COM SENTENÇAS MATEMÁTICAS;
|
Dezembro
|
*Premiação;
|
OBSEVAÇÃO:
as AULAS DE REFORÇO SERÃO MINISTRADAS NOS HORÁRIOS VAGOS DOS ALUNOS AS SEGUNDAS
– FEIRAS NO 5º E 6º HORÁRIOS.
Parâmetros curriculares
nacionais/Ministério da Educação,Secretaria da Educação Fundamental
.-3.ed.-Brasilia:A Secretaria,2001.
Gostei muito deste Blog, foi muito útil a mim, gostaria da parabenizá-lo .
ResponderExcluirObrigada !!!!Volte sempre!
ExcluirGostei muito deste Blog, foi muito útil a mim, gostaria da parabenizá-lo .
ResponderExcluirGostei do Projeto Aula de Reforço simples e fácil compreensão.
ResponderExcluirexcelente blog para apresentar aos alunos do colegio zona norte sp, parabens pelo material
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