terça-feira, 18 de março de 2014

Uma sugestão para reforçar a aprendizagem da tabuada

Aula de matemática aborda a temática da tábua de Pitágoras. O conteúdo pode ser trabalhado com alunos do EF e EM

Assunto pode ser aplicado no período de duas a oito aulas
A aula desta quarta-feira (31/07) é de matemática e aborda a temática da Tábua de Pitágoras. O conteúdo é bem interessante e pode ser trabalhado com alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e também com estudantes do 1º ano do Ensino Médio.
Aula de Matemática – Tabua de Pitágoras
Séries: 1º ao 5º ano E.F / 1º Ano E.M
Duração: 2 – 8 aulas
CONVERSAÇÃO
Construir com os alunos a tabuada de forma geométrica, instigando o uso de materiais concreto como, régua, esquadro, lápis, transferidor etc.
pitagoraspitagoras2
Questionar:
            O docente desenha várias figuras geométricas e pede para falar sobre as mesmas.Construir com os alunos a tabuada, assim, a conversa sobre a formação dos números transcorre de forma contínua.Socialização das produções em duplas fazendo com que a visão diversificada dos alunos não se limite à sua própria construção.
A Tábua de Pitágoras

ARGUMENTAÇÃO
            Esta tabela foi criada por Pitágoras, filósofo e matemático grego, do século VI a.C.; com ela é possível efetuar todas as operações de multiplicação existentes na tabuada tradicional. Assim, o professor tem como premissas uma constelação de saberes para trabalhar com seus alunados, contar que a história da descoberta de Pitágoras é de grande relevância, pois a associação de dados traz para as docentes habilidades na resolução de situações–problemas.
Conteúdos de Matemática
Números naturais; Operações Fundamentais; Introdução à Geometria Plana.
APLICAÇÃO
             O professor nesse estudo tem que se certificar que a aprendizagem da tabuada esteja completa de modo que o aluno também perceba essa transformação, completando o processo na inferência de outros conteúdos.
Atividades Propostas:
#Resolução de problemas propostos;
#Construção em grupos de tabuadas dos números naturais; Textos de carater informativo sobre o conteúdo.
Atividades Lúdicas:
Construir tabuleiros num formato de uma tabuada, onde os alunos irão jogar a batalha da tabuada, quem acertar mais valores da tabela ganha. Jogar no máximo quatro jogadores.
Obs: Segue modelo do tabuleiro.

pitagoras taboa

Material retirado de:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua contribuição!!!!! Volte Sempre!

Postar um comentário

Obrigada por sua contribuição!!!!! Volte Sempre!