sexta-feira, 16 de novembro de 2012

A Arte de Resolver Problemas - George Polyá


           A matemática para muitos é um bicho de sete cabeças ,resolver problemas então nem se fala é um terror para quase todos os estudantes.Mas,a matemática não serve só para resolver problemas no Colégio ou no Vestibular. A Matemática quando bem aprendida pode ser uma ferramenta importantíssima para entender as situações-problemas que ocorrem o tempo todo ao nosso redor.

                  É nesse sentido que
George Polyà pode nos ajudar a como resolver problemas:

1.Entender o Problema

O entendimento do problema está relacionado ao seu conhecimento daquele tipo de problema. Realmente compreender um problema é saber ler todas as entrelinhas existentes e tirar todas as informações pertinentes à possível resposta

2.Estabelecer um Plano

Em todos os ramos da sociedade atual, nada é feito sem um planejamento prévio do que iremos fazer, construir ou criar. Um engenheiro cria uma planta antes de construir um prédio. Um médico segue um procedimento ( um plano ) ao realizar uma cirurgia, um professor faz um Plano de Aula antes de Lecionar uma Matéria. O aluno deve formular um plano sobre aquela situação.

3.Execução do Plano

Executamos o Plano seguindo aquilo que planejamos. Projetamos um carro e vamos construir um barco? Siga o seu plano, verifique cada passo.

4.Retrospecto

Examine a solução obtida. Ela é compatível com o problema? É possível chegar ao resultado por um caminho diferente? É possível perceber isto num relance? A maioria dos alunos ao encontrar uma resposta a abandona sem ao menos analisá-la.

                      “Jamais considere seus estudos como uma obrigação, mas como uma oportunidade invejável para aprender a conhecer a influência libertadora da beleza do reino do espírito,para seu próprio prazer pessoal e para proveito da comunidade à qual seu futuro trabalho pertencer.”
                                                                                 Albert Einstein


Site pesquisado:



2 comentários:

  1. Olá, seu blog está muito interessante.! A criatividade faz a diferença. Boa sorte no concurso!!!

    Fátima Tabosa da sala de informática- escola Josineide

    ResponderExcluir
  2. Professora Luciomeires20/11/12 15:52

    Obrigada pela visita! Volte sempre!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua contribuição!!!!! Volte Sempre!